sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Qual função da escola na sociedade atual?

















Desde sua criação a escola tem um papel fundamental na sociedade, o qual seu objetivo era doutrinar o processo de desenvolvimento educacional das crianças até a fase adulta, a fim de se criar uma rotina regrada, alienada e submissa aos padrões estabelecidos por entidades privadas. E com isso, se adequar facilmente ao ambiente industrial.
Ao longo desse tempo, foram usado diversos modelos de ensino, desde a inserção de matérias específicas à manifestações e reformas constitucional até chegar aos moldes usados hoje, tanto de escolas publicas como em instituições privadas, de ensino fundamental I e II, médio e técnico.

O que parece ser um processo de evolução é na verdade um declínio da formação intelectual da sociedade, estamos regredindo ao ponto de uma criança da 4º série não saber ler e escrever, contribuindo para o alto índice de analfabetos no Brasil. Jovens estão concluindo o ciclo de aprendizagem sem ter uma identidade, ou seja, são engolidos pela sociedade capitalista que exige cada vez mais qualificação para preencher uma vaga de trabalho.

Precisamos pontuar algumas questões, cito:
-O papel do professor para com o aluno;
-O papel da coordenação pedagógica;
-Inserir atividades extra curriculares ( incentivo ao esporte, gincanas, acesso à cultura e exposições, etc..)
Para chegar a um método com possibilidades reais de execução. Além de criar políticas públicas para levar o ensino as minorias menos favorecidas, que não tem a possibilidade de frequentar efetivamente a escola.



"
A VERDADEIRA DEMOCRACIA TEM DE OFERECER A TODOS O DIREITO DE SABER LER E ESCREVER, PENSAR, QUESTIONAR E ESCOLHER..."

Nenhum comentário: