domingo, 26 de outubro de 2008

Qualidades para o Educador


Ultimamente ando pensando muito sobre as qualidades do professor, acredito que ando fazendo isso por causa da pedagogia. Mas eu sempre acreditei que a solução para os problemas como desigualdade social, preconceito, arrogância, autoritarismo e vários outros que assolam a sociedade, só seriam
efetivamente resolvidos com a educação. Agora, mais do que em qualquer outro momento, afirmo que a educação é revolucionaria.
Por isso, todos os dias penso qual seria a maneira ideal para se trabalhar a educação, sendo que depende dela fatos relevantes como os já citados? Qual o papel do educador nessa luta? A partir dessas reflexões pude perceber que primeiro deve-se investir naquele que vai interagir com o aluno: o professor.

Muitos dizem que para se ser professor é necessário ter um dom ou vocação, pois caso contrario não seria capaz de exercer essa profissão tão importante, porém desvalorizada. Essa é uma ideia ultrapassada. O professor deve ter um conjunto de qualidades e competências, não que a vocação seja indispensável, mas é extremamente importante a formação técnica, para que o educador saiba o que está ensinando. Afinal de contas, não adianta chegar na sala de aula com o dom e não saber o que vai lecionar ou vice-versa.

Um bom educador deve ser motivador, deve mostrar às pessoas que o mundo ideal depende apenas delas mesmas. Ele tem que ser um modelo digno de ser copiado, já que na maioria dos casos o professor serve de exemplo para os alunos. É função do educador estimular a educação e mostrar que esse é um processo continuo.
Além de motivador, deve ser equilibrado, deve buscar a felicidade e entender que ser feliz não significa ter tudo que se quer e sim prezar o que se é, melhorando-se sempre. Tem de ser honesto em relação aos seus próprios sentimentos e ter comportamento coerente com suas teorias.

Quem se prontifica a educar deve buscar a criatividade, perguntando-se sempre: "onde posso melhorar?" e tem que estar aberto à novas ideias. Deve-se também ser compromissado com seu grupo, mostrar entusiasmo e não se acomodar.
Uma das principais características deve ser a ética. Ele deve respeitar as pessoas, pensar antes de falar e se colocar no lugar do outro.

Se todos os educadores buscassem essas qualidades, a escola teria o papel de transformadora da sociedade e deixaríamos de ter uma visão reacionária do conhecimento. Acredito que a falta de consciência do poder que a educação tem, faz com que seja manipulada por uma minoria que aproveita-se dessa alienação para exploração dos mais humildes.
Somente exercendo educação seremos uma nação soberana.

Nenhum comentário: