segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal Sustentável


Mais um ano acabando, todos preocupados com as festividades, com presentes para comprar, ceia para preparar, decorações para fazer, amigos para convidar e como conseqüência deste frenesi há um aumento considerável do consumo e, também, de resíduos. Não que devemos fechar as lojas, sair às ruas gritando contra aqueles que seguem as tradições, presenteando seus familiares e amigos, minha intenção é bem mais humilde. Quero propor o consumo responsável, talvez um “eco-consumo”.
A cada dia que passa percebo que mais pessoas estão preocupadas com essa tal da sustentabilidade, todos querem deixar um mundo que tenha qualidade de vida para seus descendentes, por isso devemos aproveitar o espírito natalino e a chegada de um novo ano para mudarmos nossas ações com o planeta. E para aqueles que já fazem do seu dia-a-dia uma vivencia ecológica, não podemos perder o foco e relaxar por causa das festas.
Portanto, resolvi dar algumas dicas práticas para mantermos nossa tradição e tornarmos nossa comemoração menos prejudicial.
Uma forma bacana é utilizar materiais recicláveis para decoração, podemos fazer diversos itens, um exemplo é fazer árvore de natal com garrafas pets, belas guirlandas com o papelão que vem nas caixas de maçã ou com rolhas.  Aproveite o momento e doe objetos que você não usa mais, você ganha espaço na casa e oportuniza outras pessoas a terem uma atitude sustentável, adquirindo itens que já foram usados. Faça sua decoração, ela será exclusiva.
Ao invés de nos empolgarmos com o impulso consumista comprando vários presentes, podemos brincar de amigo secreto, você economiza, reúne sua família e amigos em uma brincadeira divertida. Deixe de comprar, use sua imaginação e crie algo para a pessoa, um artesanato, uma lembrança que expresse sua estima por ela. A idéia é reciclar para poupar nossos recursos.
O fato é que precisamos pensar sustentavelmente todos os dias do ano, seja ele feriado ou não. A atitude ecológica deve ser constante para que seja eficiente, precisamos fugir dos padrões que são replicados há décadas e que nos mostraram que não funcionam. Quero mostrar que é possível fazer um Natal mais ecológico e sustentável sem perder a magia que esta época do ano nos oferece. Com certeza nosso planeta agradece.

Nenhum comentário: